Xadrez/BTC disputará Sul-Americano na Argentina

Enxadrista de 16 anos, Mestre Nacional de Xadrez, vai disputar competição de altíssimo nível em Buenos Aires, na Argentina, a partir do dia 30

Guilherme Sacardo Telles Nunes respira e transpira xadrez. Seja em casa, incentivado pelo pai Guilherme, na escola ou no Bauru Tênis Clube, onde integra a equipe Xadrez BTC/Semel, o tabuleiro é quase uma extensão do bauruense de 16 anos, que conquistou há exatamente um ano a honraria de ser Mestre Nacional. Ele se prepara agora para a disputa do Sul-Americano de Xadrez, que reunirá cerca de 490 competidores de países sul-americanos no Centro Esportivo de Alto Rendimento, em Buenos Aires, na Argentina. Representando o Xadrez BTC/Semel e a cidade de Bauru, Guilherme Telles embarca para o país vizinho no próximo dia 29. A competição acontece entre 30 de novembro e 6 de dezembro.
O jovem destaca que, assim como no futebol, a rivalidade entre Brasil e Argentina é muito forte no xadrez. “Na Argentina o xadrez é muito incentivado. Praticado por todas as crianças, dentro e fora das escolas”, disse o garoto.
A competição é de nível muito elevado, ficando atrás apenas para os torneios europeus e o Mundial. Guilherme Telles vem se empenhando ainda mais nos treinos, no BTC, com o professor Ronaldo Alonso, o Dodô, em busca de vitórias, não escondendo o sonho de ficar no pódio da competição da categoria até 16 anos.
Ele foi convocado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) para ser o representante do Interior do Estado de São Paulo, juntamente com a delegação de 42 enxadristas de todo o País, devido a quantidade e expressão dos títulos que vem somando. Além de ser consagrado como Mestre Nacional, Guilherme Sacardo Telles Nunes conquistou, pela equipe Xadrez BTC/Semel, o bicampeonato dos Jogos Regionais (2019 e 2018) e somou dois bronzes consecutivos na primeira divisão dos Jogos Abertos (2019 e 2018). Conquistou título de Campeão Brasileiro em 2018, vice-campeão dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, campeão dos Abertos do Sesc, campeão de blitz, em Bauru, há duas semanas, e no Festival Nacional da Juventude (Fenaj) de Xadrez ficou no top 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima